sexta-feira, 31 de julho de 2009

Flores aquecem ambientes durante o inverno

Coloridos e vibrantes, os arranjos trazem mais calor e aconchego no frio.

Para muitos, esta é uma estação sofisticada onde as pessoas se produzem mais, colocam casacos elegantes, investem em acessórios, echarpes e pashminas. Na decoração não é diferente. A estação pede produções mais aconchegantes, e as flores certas são essenciais nesse momento.

Nada mais propício que as flores, para trazer vida e cor aos dias frios e cinzas. O verde das folhagens e o colorido das flores proporcionam ainda mais aconchego e calor aos ambientes.
Após uma temporada na Europa, onde pude conhecer as últimas tendências mundiais em design floral posso afirmar que o foco atual é a consciência ambiental, o envolvimento com a natureza e a harmonia. Na decoração isso se reflete nos materiais naturais, com o uso freqüente das fibras, valorizando arranjos florais mais personalizados e casuais.

A dica para design floral no inverno é optar por cores quentes, como o amarelo, o laranja e o marrom, em uma combinação vibrante e, ao mesmo tempo, acolhedora. Quando falamos em frio não podemos esquecer que esta é a época das tulipas. Essas flores são especiais e sofisticadas, como exige o inverno. Na maioria das vezes, nem é preciso acrescentar outras flores ao mesmo arranjo de flores, pois as tulipas falam por si só com suas cores vivas e vibrantes.

Outras opções são as camélias, as alstroemérias, os cravos e as delicadas ervilhas-de-cheiro que dão todo um toque especial com muito bom gosto em arranjos florais nas mais diversas decorações. As flores têm a capacidade de transportar sensações de paz, bem-estar e alegria a qualquer pessoa ou ambiente. Para o inverno, o design floral sugere um estilo de contrates entre cores escuras e vibrantes, levemente misterioso, com bastante espaço para o artesanato e elementos étnicos. Um estilo de design de interiores com a riqueza de várias culturas.

Além dos arranjos florais, uma alternativa bastante utilizada, são os vasos de flores que possuem uma duração maior e trazem todo o frescor e alegria para mandar o frio para bem longe. A minha dica são as orquídeas cymbidium que tem cores maravilhosas e uma florada exuberante.
Veja estes e muito outros arranjos florais no site: http://www.reservafloral.com.br/

Faça o Seu Cantinho Verde

Cada vez mais as casas e apartamentos estão ficando menores. Com isso, fica mais difícil termos jardins e cultivar flores dentro de casa. Quero mostrar como pode ser possível trazer a natureza para dentro do lar, mesmo em ambientes pequenos.

Temos muitas maneiras, de uma folhagem de sombra como o lírio da paz no banheiro até um vaso de temperos na cozinha.

Escolher a planta certa para ter em casa é uma tarefa bem difícil. Temos que levar em conta algumas variáveis como:

1 – Seu gosto pessoal, o estilo da sua casa e o espaço disponível

2 – O tempo que você dispõe para cuidados com a planta.

3 – Disponibilidade de luz e a incidência de vento.

A partir deste pequeno questionário, você pode começar a imaginar o seu cantinho verde.

-Sacadas ou Varanda Florida com cores intensas: com a escolha um mix de vasos, com cores combinadas e plantas de florada anuais, que deverão ser substituídas a cada estação após a florada. Para a primavera já podemos preparar uma linda varanda com: Gerânios, petúnias gérberas. Podemos utilizar as flores pendentes, que também tem um charme muito especial, principalmente colocada em vasos presos à parede são elas: russélia, heras, gerânio pendentes. E lógico a trepadeiras que podem ser conduzidas para fazer uma moldura em varandas como a primavera, sapatinho de judia, entre outras.

-Varanda com folhagens duradouras e frutíferas, que serão necessárias para formar uma barreira contra o vento muito comum em varandas. Podem ser: jabuticabeiras, laranja, kinkan, bambu mosso, bromélias, buxinhos. Temos também as samambaias que estão na moda novamente.

-Para fazer uma pequena horta basta um cantinho com sol, terra fértil e regas freqüentes. Temos algumas ervas fáceis de cultivar como: salsa, alecrim, manjericão e claro as pimentas.

- Para ambiente com pouca incidência de luz para quem adora flores, a minha sugestão é pela utilização arranjos florais feitos com flores de corte, trocadas semanalmente, que podem ser adquiridas em diversos locais e também se pode recorrer ao serviço de assinatura de flores, onde serão entregues para seu ambiente, flores frescas semanalmente, com design floral.

- para ambientes com pouca iluminação para quem prefere folhagens, temos algumas opções como o pacova, lírio da paz, alocasia e os antúrios.

Acredito que flores com perfumes intensos devem ser evitadas em qualquer ambiente, pois provavelmente em algum momento serão incomodas. Dá mesma forma que plantas venenosas.

No mais é florir a sua casa, levando a natureza para bem perto de você.
Veja lindo arranjos florais no site: http://www.reservafloral.com.br/

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Princípios Básicos de Limpeza e Conservação de Flores e Folhagens


Para que um arranjo floral seja bem feito, durável e bonito, o cuidado com as flores e folhagens é essencial. O tempo de vida delas varia muito com o cuidado tomado com sua limpeza e conservação.

As Flores devem ser cortadas em viés e guardadas em ambientes arejados, frescos e com iluminação moderada.

Após o recebimento das flores e folhagens, limpe as hastes retirando as folhas da parte inferior para que elas não fiquem submersas e apodreçam.

Corte a haste na base cerca de 2 centimetros com uma faca afiada em viés. Este cuidado é muito importante para manter a hidratação da planta.

Remova periodicamente as flores e folhas murchas.

Os recipientes usados para colocar as flores devem ser lavados diariamente. Este cuidado é muito importante para evitar a contaminação das flores. Outro cuidado é manter as flores em refrigeração, pois desta maneira osprocessos respiratórios são diminuídos. Não havendo desgaste de energia aumenta a sua vida útel.

Dica para conservar melhor as flores:

Para evitar a proliferação de micro organismos, coloque as plantas em uma solução de conservante floral, conforme as instruções na embalagem.
A solução deve ficar em contato apenas com a parte inferior das hastes.

No mais é criatividade para criar lindos arranjos florais!
Conheça a nova coleção de design floral no site: http://www.reservafloral.com.br/